Blitz Cultural: festival leva teatro e música para as ruas do Bugio
De 23 a 25 de fevereiro
De 23 a 25 de fevereiro, o bairro Bugio, na zona Norte de Aracaju, será o palco principal da música e do teatro sergipanos. Nos três dias de evento, o festival Blitz Cultural levará para escolas, ruas e praça da comunidade uma vasta programação artística. A iniciativa é realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena, e tem acesso gratuito.
A programação do evento contará com shows musicais de artistas como Anne Carol, Lari Lima, Roger Kbelera, da banda Samba de Salto, e de Alex Santana, que dividirá o palco com Taia, Nandinho D’Aguada e banda Donali. O público infantil poderá se divertir ao som do projeto Bacuri. Além disso, haverá apresentações circenses e teatrais da Companhia Saurus e do Grupo Teatral Boca de Cena.
No sábado, dia 23, a apresentação será feita pela jornalista e apresentadora do programa Giro Sergipe, Anne Samara. No domingo, a festa será conduzida pela atriz e educadora social, Thaty Meneses. Esta será a x edição da Blitz Cultural no Bugio, um projeto que tem como objetivo levar arte, cultura e entretenimento para os moradores do Bugio e adjacências, de forma gratuita e democrática.
"Este projeto busca preservar, ativamente, a chama que instiga o reencantamento poético no cotidiano, utilizando a arte como uma poderosa ferramenta em suas variadas expressões. Além disso, compreendemos que uma cidade que negligencia a arte como elemento de saúde e cura está destinada à enfermidade, considerando que a arte nutre o espírito", salienta o diretor do Grupo Boca de Cena, Rogério Alves.
O Festival de Arte Blitz Cultural é realizado desde 2014, ano em que recebeu o apoio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) através da Emenda Municipal concedida pelo então vereador Professor Antônio Bittencourt Júnior.
Boca de Cena
Fruto do Projeto Artístico e Cultural “Nosso Palco é a Rua” (SE), o Grupo Teatral Boca de Cena foi fundado em 2005, com o intuito de utilizar as artes cênicas para partilhar e devolver para a comunidade os valores e conhecimentos aprendidos com ela.
Sediado no Bugio desde 2010, o Boca de Cena carrega na bagagem 13 espetáculos, como João Grilo entre o Céu e o Inferno (2006); Folclore na Cabaça (2007); Vida Privada (2008);Programa Eleitoral Gratuito – Quem disse que tudo acaba em pizza? (2009); Nosso Palco é a Rua, realizado pelo Grupo Imbuça, O Encontro das Águas (2011); Nossa Terra, Nossos Contos (2013); Como nasce um Santo (2014); Engodos e Chumbregos (2015); Viveiros (2015); Já nasceu Deus Menino (2016); Os Cavaleiros da Triste Figura (2017); e Remundados (2019).
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (23/02)
10h - Apresentação circense da Companhia Saurus
Local: Escola Estadual Maria Marcia de Oliveira Moraes (Praça Ver. Osvaldo Mendonça - Bugio)
16h - Apresentação circense da Companhia Saurus
Local: Escola Municipal Manoel Bomfim (R. Geny da Silva Dias, n.⁰ 480 - Bugio)
Sábado (24/02)
17h - show musical com a banda Samba de salto
18h30 - espetáculo teatral Os Cavaleiros da Triste Figura/ Grupo Boca de Cena
20h - show musical: Alex Santana convida Taia, Nandinho D’Aguada e duo Donali.
Local: Sede do Grupo Boca de Cena (Rua Quatro, no Loteamento Nova Liberdade II)
Domingo (25/02)
16h30 - Show Musical Infantil Bacuri
17h30 - espetáculo teatral Remundados/ Grupo Boca de Cena
19h - Roger Kbelera convida Altemir e Lívia Aquino
20h30 - Anne Carol & Lari Lima
Local: Praça Osvaldo Mendonça, no final de linha do Bugio.
SUGESTÕES DE ENTREVISTAS
Patrícia Brunet é atriz, produtora cultural, figurinista e presidenta do Grupo Teatral Boca de Cena. É licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestra em Cultura Populares, e doutoranda em Educação na mesma universidade. Ela é professora da rede estadual de ensino de Sergipe, e do sistema SESI/SE na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de pesquisadora dos grupos de pesquisa “Arte, Diversidade e Contemporaneidade” e “Disciplinas Escolares: história, ensino e aprendizagem”, ambos da UFS.
Rogério Alves é ator, diretor, produtor cultural, professor da rede pública estadual de ensino, e coordenador geral e um dos fundadores do Grupo Teatral Boca de Cena. Ele é Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com especialização em Direito Infantojuvenil no Ambiente Escolar e mestrado em Culturas Populares na mesma universidade. Atualmente, cursa o doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem vasta experiência com Projetos Sociais, com foco em arte educação.
Fonte: Assessoria