Prefeitura de Lagarto e Governo do Estado implementam Programa ‘Papai Tá Aqui’ para fortalecer a paternidade positiva
por Marta Olivia Costa, da redação Xodó News
A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), realizou uma reunião com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), nesta segunda-feira, 10, para discutir a implementação do programa ‘Papai Tá Aqui’. O programa tem como objetivo fortalecer a paternidade afetiva, incentivando os pais a se envolverem ativamente na vida dos filhos, desde a gestação até os seis anos de idade.
A iniciativa é parte da Política Estadual da Primeira Infância, criada em parceria com a Fundação Van Lee, e será inicialmente implementada em cinco municípios sergipanos, incluindo Lagarto. O programa oferece um curso estruturado em seis palestras abordando temas essenciais para promover a paternidade positiva, como “Sou pai e agora?”, “Pai de bebê recém-nascido” e “Pai que educa sem violência”.
A secretária da Seasic, Érica Mitidieri, enfatizou a importância de capacitar pais para fortalecer o vínculo afetivo e garantir um futuro melhor para as crianças. A secretária de Desenvolvimento Social de Lagarto, Suely Menezes, celebrou a chegada do programa, destacando seu potencial transformador.
Além do apoio aos pais, o programa também visa promover o autocuidado dos homens, incentivando-os a participar ativamente da vida familiar e cuidarem da sua saúde. A primeira etapa do programa atenderá 200 pais, com a expectativa de transformar a realidade de muitas famílias e estabelecer um modelo de paternidade mais participativa em Sergipe.
Com informações da Ascom Lagarto
Foto: Divulgação